Antes de explicar o que é a terraplanagem, vamos falar de uma expressão comum. Você certamente já deve ter ouvido a frase “preparar o terreno”, não é mesmo? Nas situações cotidianas, essa expressão popular é utilizada para explicar o que precisa ser feito e quais diretrizes seguir antes de tomar uma decisão importante.
Trazendo para a construção civil, preparar o terreno significa, literalmente, deixar o espaço pronto para receber a estrutura da obra, sem nenhum defeito que venha a comprometer sua estrutura. Esse feito é conquistado através da terraplanagem, principal etapa na realização de uma obra.
Hoje vamos falar sobre o que é a terraplanagem e como fazê-la da maneira correta, além de mostrar quais são os equipamentos necessários para executá-la.
A técnica da terraplanagem consiste em deixar a área nivelada, pronta para receber a estrutura da construção. Esse resultado é obtido por meio da realização de cortes e retiradas do excesso de terra do solo, sendo depois reutilizado para preencher espaços íngremes, deixando toda a região plana e firme.
É dividida em três etapas: desmatamento (retirada de parte da vegetação do terreno, de acordo com o órgãos da região responsáveis), destocamento (remoção ou queimada do entulho proveniente do desmatamento) e limpeza do terreno onde será erguida a construção.
A terraplanagem pode ser feita de diversas maneiras. A escolha irá depender do objetivo da obra e tipo de solo do terreno, identificado após análise completa de toda a região que será construída.